Associação Tavora de Karate – Dô realiza o Projeto Pedagógico no Karate para Todos, em parceria com a Escola Antônio Carlos Manzini desde 2006 com crianças de várias idades.
Associação Tavora de Karate - Dô implantou projeto de Karatê nas escolas, em parceria com a Escola Antônio Carlos Manzini e desde então mais de 200 crianças já foram atendidas em quatros escolas do município.
Em 2024, foram realizadas apresentação de karate nas Escolas Municipal e Estadual do Ensino Fundamental em Matão, Escolas: EMEF. Antônio Carlos Manzini, E.E.Prof. Marlene Frattini, E.E. Jose Inocêncio da Costa, E.E. Guerino Vedoato.
A professor responsável pelo projeto, Joares Tavora, é diretor técnico da FKP, Federação de Karate Paulista, profissional de Educação Física e Especialista em Treinamentos Desportivos. Segundo ele, “foi um ano muito importante para nós, atendemos alunos muito especiais e aprendemos com cada um deles. Agradecemos às escolas pelo acolhimento e à Prefeitura de Matão pela oportunidade”.
“Desde o início da implementação do Karatê na rotina escolar dos alunos sentimos uma melhora nas notas, no comportamento em sala de aula, disciplina, no respeito e assim o ambiente escolar ficou mais agradável e propício para um melhor aprendizado e maior retenção dos conteúdos”, conta Joares.
“O Karatê, com sua tradição e filosofia japonesa, se torna uma ferramenta capaz de auxiliar na melhoria do desempenho dos estudantes e auxiliar na formação integral como ser humano”, completa.
O professor Joares Tavora, também atua no projeto é formado no Curso de Instrutores de Karatê e possui graduação Faixa Preta 5 Dan. “Os alunos de Matão e região nos trouxeram muitos ensinamentos e esperamos que o Karatê possa ter feito diferença na vida de cada um deles. Agradecemos a todos que acreditam no poder educacional do esporte”, relata.
Melhora no comportamento
Segundo a sensei Joares, “desde o início da implementação do Karatê na rotina escolar dos alunos sentimos uma melhora nas notas, no comportamento em sala de aula, disciplina, no respeito e assim o ambiente escolar ficou mais agradável e propício para um melhor aprendizado e maior retenção dos conteúdos”.
Exercícios de respiração
“Com os exercícios de respiração os alunos obtiveram maior relaxamento muscular, assim melhorando a concentração, diminuindo o estresse, a ansiedade e depressão, melhorando a autoestima e buscando um equilíbrio entre corpo e mente”, diz a professor.
Exercícios físicos
“O exercício físico em si auxiliou no aumento da disposição para realizar as atividades em sala de aula, incentivando a criatividade e promovendo o pensamento crítico. Os exercícios de ataque e defesa específicos do Karatê exigem muita coordenação motora e concentração e durante a execução dos movimentos os alunos podem extravasar toda sua energia acumulada e canalizar sua agressividade em uma atividade educacional”, conclui.
Contato: (16) 99274-8709